Atualmente, existem muitas profissões que levam o indivíduo ao sucesso, seja sucesso pelo desejo pessoal, seja sucesso pelo alcance profissional. Uma dessas profissões, ser treinador de Futsal, tanto pode levar ao sucesso pelo desejo pessoal como ao sucesso profissional, uma vez que o treinador pode alcançar imensos títulos, conquistas e formar uma carreira invejável como ganhar imenso dinheiro com os seus serviços como treinador.
Mas, para ganhar títulos e dinheiro, o treinador deve saber treinar, deve saber orientar e liderar, deve ter um conhecimento imenso acerca organização tática, ser capaz de prever dificuldades e ainda fazer face às mesmas. Ser treinador pode ser uma profissão de elevando prestígio, mas é também uma profissão de risco e responsabilidade muito elevados. Ficam alguns conselhos para quem quer ser treinador de sucesso.

Primeiro conselho: 
Desenvolva o seu conhecimento tático

Para fazer face às dificuldades encontradas no futsal, qualquer equipa precisa de orientação específica vinda do treinador principal. Por sua vez, este necessita ter conhecimento de futsal elevado e bem desenvolvido para fazer a correta leitura de jogo e ter as bases para tomar decisões fiáveis e com bom resultado. Imensos treinadores não têm o seu conhecimento tático tão bem desenvolvido como pensam ter e necessitam de adquirir mais conhecimento o mais rapidamente possível. Como mostra a figura, o conhecimento tático é a base de toda a estrutura orientadora:


Sem esse conhecimento, o Treinador pode orientar o treino, embora mal, não consegue distinguir quais as dificuldades que a equipa sente no jogo, não sabe que decisões tomar e dificilmente construirá uma equipa de sucesso. Por outras palavras, conhecimento tático é imprescindível.

Segundo conselho: 
Encontre um método de treino que satisfaça as suas necessidades laborais

Assim como as decisões de origem tática as mais importantes partem do treinador principal, a orientação do treino parte também do comandante do grupo. Quando o treinador procura uma forma de jogar para a sua equipa, isto é, tenta fazer a equipa jogar conforme o modelo de jogo que idealizou, necessitará também de um método de treino para que a equipa jogue como pretende. Cada modelo de jogo tem um método de treino que se relaciona apenas com esse método de treino. Cabe ao treinador reconhecer como encontrar o método de treino mais eficaz para construir a equipa que pretende, mas também continuar a procurar novos métodos de treino, pois a evolução tática está sempre a evoluir, e como já percebemos o treino evolui com a organização tática.


A capacidade de treinar é essencial a qualquer treinador, pois maus modelos de jogo, mas bem treinados são mais eficazes que bons modelos de jogo eficazes mas mal treinados

Terceiro conselho: 
Desenvolva personalidade

O ser humano é especialmente dotado em seguir os seus semelhantes, isto é, em se relacionar com pessoas com, os mesmos objetivos e mesmas crenças. Por um lado, é péssimo, porque muitas vezes ficamos agarrados a crenças que nunca nos levarão a lado nenhum, pelo simples medo de mudar. Por outro lado é ótimo, pois permite partilhar experiências e aprender mais e melhor com aqueles que pensam como nós, assim como ficamos mais motivados para os nossos projetos.

O treinador é o líder supremo do balneário e por isso será seguido pelo plantel inteiro, especialmente se grupo e treinador partilharem os mesmos objetivos. Quando se pretende construir um grupo vencedor, o treinador deve ter personalidade vencedora, pois de outra forma, o grupo não o seguirá e pode até tentar excluir o mesmo do grupo. Assim, isto quer dizer que um treinador não constrói apenas um grupo à sua imagem tática, assim como constrói um grupo à sua imagem mental, querendo isso dizer que o treinador principal deve ser um membro do grupo que serve como exemplo a seguir por todos os membros desse grupo.

Quarto conselho: 
Desenvolva a sua comunicação

Entre os quatro conselhos que aqui escrevo, este é sem dúvida o mais importante de todos eles, pois é através da comunicação que o treinador explica como pretende ver a equipa a jogar, orienta o treino para que a equipa jogue desse jeito e mostra ao plantel o quanto tem personalidade vencedora.


Através dos meios de comunicação, o treinador consegue passar a mensagem aos jogadores para fazer estes renderem conforme o que pretende. A comunicação é a ligação entre a mente do treinador e a mente dos atletas. .

Existem muitas características que diferem cada treinador de todos os outros treinadores. Estes quatro conselhos indicam as características mais importantes, porque funcionam de base para o sucesso do técnico de futsal. Desenvolvendo conhecimento tático, desenvolvendo capacidade de treinar, desenvolvendo capacidade de comunicar e demonstrar um forte desejo de vencer, as hipóteses de alcançar sucesso são definitivamente maiores.

 


Comments




Leave a Reply